Inscrições do Enem 2021

Muitos estudantes aguardam ansiosos para as inscrições do Enem 2021. Neste artigo vamos ensinar como se cadastrar e falar um pouco sobre a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. Eventualmente o exame não possui nenhuma restrição em participação, ou seja, qualquer pessoa poderá se cadastrar. 

Atualmente o Enem 2021 será utilizado como avaliação do nível de aprendizado do ensino médio. Contudo, os programas do Governo utilizam a pontuação como critério de seleção para instituições do ensino superior. O Ministério da Educação – MEC disponibiliza três programas educacionais com propósito de selecionar estudantes em universidades, são eles:

  1. Sisu – Sistema de Seleção Unificada: Seleciona candidatos participantes do Enem 2021 para instituições públicas distribuídas pelo Brasil;
  2. Prouni – Programa Universidade para Todos: Disponibiliza bolsas integrais e parciais em instituições privadas;
  3. Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: Certamente é um método de financiamento estudantil com juros inferiores aos demais.

Estes programas exigem nota superior a zero na redação e pontuação média igual ou superior a 450 pontos nas áreas.

Como e onde se inscrever no Enem 2021?

Inscrições do Enem 2021Conforme edições passadas, o período de inscrições do Enem 2021 começará em meados de maio. Para participar do programa os alunos devem acessar o portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponível no link: https://enem.inep.gov.br Certamente serão aceitas e válidas as inscrições realizadas apenas neste site.

Para conseguir isenção da taxa o estudante deverá fazer o pedido antes do período do cadastro. Entretanto, ainda não terá a sua inscrição confirmada. Para confirmar presença, o estudante deverá acessar o portal do Inep no prazo que será estabelecido. Informe apenas o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha criada pelo mesmo.

Para aqueles que não possuem direito a isenção, deverão fazer a inscrição do Enem 2021 com CPF, data de nascimento, e-mail entre outros dados pessoais. 

Após informar seus documentos, o candidato precisa de um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos. Será através destes meios de comunicação que o aluno receberá notificações do Ministério da Educação ou Inep.

O próximo passo no processo das inscrições do Enem 2021 é escolher qual língua estrangeira possui preferência, tendo como opções Inglês e Espanhol.

Tendo o participante escolhido a opção de língua estrangeira, cabe ao mesmo informar onde deseja realizar as provas. Antes de mais nada, não se esqueça que as provas são aplicadas no segundo semestre, com isto, informe a cidade que estará durante este período.

Para concluir o cadastro, logo após essas informações necessárias, o candidato precisa preencher corretamente todos os campos obrigatórios restantes esclarecidos no ato da inscrição.  Caso o Inep identifica algum estudante que forneceu informação falsa, o mesmo terá sua inscrição cancelada imediatamente.

Quem possui direito a isenção do Enem 2021?

Eventualmente quatro tipos de estudos possuem direitos a isenção do Enem 2021. Na edição 2017 teve o aumento no rigor para pedidos de carência, desde então são aceitos somente aqueles:

  • O participante que estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2021 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Tenha obtido a certificação de conclusão do ensino médio, por meio Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020;
  • Que tenha concluído todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Deverá ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • O participante que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e esteja cadastrado no CadÚnico. É considerada família de baixa vulnerabilidade, aquela com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou familiar mensal de até três salários.

Pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021

Taxa de inscrição do Enem 2021Após a verificação e validação do Inep, será disponibilizado um boleto no e-mail informado pelo candidato durante a realização da inscrição ou na página do participante.

Esse boleto corresponde a taxa de inscrição do Enem 2021. Certamente este participante só estará com sua vaga garantida após o pagamento do mesmo. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos correios. O GRU – Guia de Recolhimento da União se encontra no valor de R$82,00.

Caso realize o pagamento em período após ao publicado no edital, não será válido o pagamento e o aluno ainda não terá o valor ressarcido. Tendo efetuado o pagamento do boleto dentro do período definido, o mesmo deverá acessar novamente a página do participante e aguardar a confirmação de inscrição.

Caso tenha efetuado o pagamento dentro do prazo, mas não possui a inscrição confirmada, entre em contato com o Inep pelo 0800 616161. Contudo, é importante ter o comprovante de pagamento em mãos, caso contrário não terá como comprovar, assim perdendo o direito.

Desejamos a todos que vão realizar as provas do Enem 2021, boa sorte!

Deixe um comentário

Scroll Up